17 de set. de 2010

Conhecendo a Bíblia


“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Jo 8:32.


Olá, queridos,

Como havia comentado na apresentação, estarei postando aqui todo conhecimento que estarei adquirindo no decorrer do curso de capacitação de obreiros que estou fazendo em minha igreja. Esse projeto tem o objetivo de instruir teologicamente todas as pessoas que trabalham na obra do Senhor, para que possam evangelizar firmados na palavra e com a convicção de que, realmente, não estejam ajudando a disseminar heresias pelo mundo a fora.

Para termos intimidade com Deus, precisamos primeiramente conhecê-lo e, para isso, nosso instrumento (manual) de fé é a Bíblia. Se você não confia em tudo o que está escrito na palavra, será impossível a aproximação com o Senhor, porque somente através dela conseguiremos conhecer o nosso Criador e tudo o que Ele tem reservado para aqueles que forem perseverantes até o fim. O próprio Senhor Jesus nos falou da importância de estudarmos a bíblia em Jo 5:39:

“Examinai as escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

Note que Ele não nos falou para apenas lermos as escrituras, mas para examinarmos. Isso requer estudo, aprofundamento.


Dados Históricos

A palavra Bíblia vem do grego “biblos”, e significa livros, biblioteca, conjunto de livros. Acredita-se que ela tenha sido escrita em um período de 1.500 a 1.600 anos. O último livro escrito foi feito há aproximadamente 100 anos d.C.

A Bíblia possui 66 livros e o seu autor é Deus. Ela foi escrita por cerca de 40 homens inspirados e movidos pelo Espírito de Deus, sendo eles das mais diversas classes sociais, como reis, príncipes, profetas, políticos, pescadores entre outros, como Amós, que era boiadeiro! A prova teológica de que Deus é o verdadeiro autor está em 2 Pe 2:21, onde diz:

“Porque nunca, jamais, qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo”.


Divisões da Bíblia

- Velho Testamento: 39 livros e 929 capítulos. Ele é dividido em 5 partes:

1ª Pentateuco ou Leis (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio)
2ª Livros Históricos (Josué, Juízes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, 1 Crônicas, 2 Crônicas,Esdras, Neemias e Ester)
3ª Poéticos (Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos)
4ª Profetas Maiores (Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel)
5ª Profetas Menores (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias)

- Novo Testamento: 27 livros e 260 capítulos. Ele é dividido em 4 partes:

1ª Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João)
2ª História da Igreja (Atos dos Apóstolos)
3ª Cartas (Epístolas Paulinas: Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonisenses, 1 Timótio, 2 Timótio, Tito, Filemon; Epístolas Gerais: Hebreus, Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João e Judas).
4ª Escatológico/ Profético (Apocalipse)

É muito importante decorarmos todos os livros da bíblia em sua sequência. Para ajudar, segue logo abaixo o video do hino “A Bíblia”, do Diante do Trono.

Aqui terminamos uma breve apresentação das escrituras sagradas.

Até a próxima.

Com amor em Cristo,

Um comentário:

  1. vc esta de parabéns elaine, estou orgulhosa de vc
    pastora jô.

    ResponderExcluir