28 de set. de 2010

Tobias


Localização na Bíblia: Acrescentado após o livro de Neemias.

Data Provável de sua Publicação: 350 ou 250 a 200 a.C. Período da dominação decorrente das conquistas de Alexandre, que tentava impor a cultura, religião e costumes helenistas, ameaçando a identidade do povo judeu. Estudos apontam que o livro não relata uma história real, pois os acontecimentos descritos dificilmente se enquadram na história do período. Ele pertence ao gênero sapiencial e é uma espécie de romance ou novela, destinado a transmitir ensinamentos.

Resumo: O livro conta a história de duas famílias judaicas na Mesopotâmia e em Ecbátana, na Pérsia. Tobit, chefe da família, fica cego e envia seu filho Tobias para cobrar uma dívida em uma cidade distante. Durante a viagem, protegido pelo Anjo Rafael, Tobias encontra e casa com Sara, sua prima em Ecbátana, mulher atormentada pelo demônio Asmodeu que antes matara sete noivos na véspera do casamento. Tobias, porém, foi animado pelo anjo a tornar-se o oitavo e escapa da morte ao queimar fígado de peixe, cuja fumaça afugentou o mau espírito. Voltando, curou a cegueira de seu pai esfregando-lhe os escurecidos olhos com o fel do peixe que já se tinha mostrado tão prodigioso.

Heresias do Livro de Tobias:

* Os anjos mentem:
“Tobit então perguntou-lhe: Rogo-te que me digas de que família e de que tribo és tu? O anjo respondeu: Que é que procuras: a raça do servo, ou o próprio servo para acompanhar teu filho?
Mas, para tranqüilizar-te: eu sou Azarias, filho do grande Ananias. És de família distinta, respondeu Tobit. Rogo-te que não me queiras mal por ter querido conhecer tua origem”.
Tobias 5: 16-19.

Contradição com os livros canônicos: Um anjo de Deus não poderia mentir sobre a sua identidade, sem violar a própria lei santa de Deus. Todos os anjos de Deus foram verdadeiros quando lhes foi perguntado a sua identidade. Exemplo: “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas”. Lc 1:19.

* Ensina a justificação pelas obras:
“Dá esmola dos teus bens, e não te desvies de nenhum pobre, pois, assim fazendo, Deus tampouco se desviará de ti. Sê misericordioso segundo as tuas posses. Se tiveres muito, dá abundantemente; se tiveres pouco, dá desse pouco de bom coração. Assim acumularás uma boa recompensa para o dia da necessidade: porque a esmola livra do pecado e da morte, e preserva a alma de cair nas trevas”. Tobias 4: 7-11.

“Boa coisa é a oração acompanhada de jejum, e a esmola é preferível aos tesouros de ouro escondidos, porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna”. Tobias 12: 8-9.

Contradição com os livros canônicos: Este é o primeiro ensino de Satanás e se encontra basicamente em todas as seitas heréticas. A salvação por obras destrói todo o valor da obra vicária de Cristo em favor do pecador. Se caridade e boas obras limpam nossos pecados, nós não precisamos do sangue de Cristo. Porém, a Bíblia não deixa dúvidas quanto o valor exclusivo do sangue como único meio de remissão e perdão. Confira:

"Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus". Rm. 3: 20-24.

"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais. Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado". 1 Pe. 1: 18-19.

* Mediação dos Santos:
"Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor". Tobias 12:12.

Contradição com os livros canônicos: A Bíblia definitivamente coloca Jesus como o único mediador entre Deus e os homens, pelo fato de Ele ser o único ser em todo o Universo que assumiu as duas naturezas.

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo". 1 Tm. 2: 5-6.

* Ensina superstições:
"O anjo então disse-lhe: Abre-o, e guarda o coração, o fel e o fígado, que servirão para remédios muito eficazes. Ele assim o fez". Tobias 6:5.

Contradição com os livros canônicos: Israel foi severamente punido pelo próprio Deus por se envolverem com práticas supersticiosas. Mesmo antes de entrarem na Terra Prometida, Deus lhes havia dito:

"Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará em ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança de diante de ti. Perfeito serás para com o SENHOR teu Deus. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa". Dt.18:9-14.

* Contêm lendas:
"Tobias partiu, pois, seguido de seu cão, e deteve-se na primeira parada à beira do rio Tigre. Descendo ao rio para lavar os pés, eis que um enorme peixe se lançou sobre ele para devorá-lo. Aterrorizado, Tobias gritou, dizendo: Senhor, ele lança-se sobre mim. O anjo disse-lhe: Pega-o pelas guelras e puxa-o para ti. Tobias assim o fez. Arrastou o peixe para a terra, o qual se pôs a saltar aos seus pés ”. Tobias 6.1-4.

* Erros históricos e geográficos:
Suposição de que Senaqueribe era filho de Salmaneser, ao invés de Sargão II.
“Passou o tempo; Salmanasar morreu e Senaquerib, seu filho, sucedeu-lhe no trono. Ora, Senaquerib odiava os israelitas”. Tobias 1:18.

* Ensina artes mágicas ou de feitiçaria como método de exorcismo
"O anjo então disse-lhe: Abre-o, e guarda o coração, o fel e o fígado, que servirão para remédios muito eficazes. Ele assim o fez. A seguir ele assou uma parte da carne do peixe, que levaram consigo pelo caminho. Salgaram o resto, para que lhes bastasse até chegarem a Ragés, na Média. Entretanto, Tobias interrogou o anjo: Azarias, meu irmão, peço-te que me digas qual é a virtude curativa dessas partes do peixe que me mandaste guardar. O anjo respondeu-lhe: Se puseres um pedaço do coração sobre brasas, a sua fumaça expulsará toda espécie de mau espírito, tanto do homem como da mulher, e impedirá que ele volte de novo a eles. Quanto ao fel, pode-se fazer com ele um ungüento para os olhos que têm uma belida, porque ele tem a propriedade de curar”. Tobias 6.5-9.

Contradição com os livros canônicos: Este ensino de que o coração de um peixe tem poder para expulsar toda espécie de demônios contradiz tudo o que a Bíblia diz sobre superstição.


FONTES CONSULTADAS:

http://www.icp.com.br/41materia2.asp
http://www.vivos.com.br
http://www.estudosgospel.com.br
http://www.bibliacatolica.com.br

Um comentário:

  1. Laineee...como já disse, vou usar o seu blog (aliás, muito bom!!!), pra aprender mais sobre a Bíblia, teologia, história!

    Adorei, parabéns pelo seu empenho linda!

    ResponderExcluir