27 de out. de 2010

Origem e Propósito da Igreja


Curso de Teológico para Capacitação de Obreiros
Disciplina: Administração Eclesiástica


A Igreja

“Eis aqui o meu servo, quem sustenho, o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz. Pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito dos gentios”. Is. 42:1.

* Origem da palavra Igreja

Igreja” vem do grego “Ecclésia” (grego popular “koene”), esta palavra é composta por dois radicais gregos: “ek”, que significa “para fora” e “klesia”, que significa “chamados”. No contexto bíblico, temos “chamados para fora do mundo e da mentira”.

* Propósito da Igreja

Jesus, embora fosse judeu, sua terra estava sob o domínio de Roma, a qual tirou suas bases culturais dos gregos (chamados helenos).

“Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária”. At. 6:1.

Pelo poder de Sua palavra, Jesus identificou o objetivo e o propósito da igreja, sendo a primeiroa inferência direta à vontade de Deus com respeito à Nova Aliança. No trecho abaixo temos que Pedro significa um pedaço pequeno de pedra e Jesus a rocha base.

“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mt. 16:18.

A igreja é uma instituição divina e, por isso, está enquadrada no reino espiritual. Sua razão de existir é o manifesto da verdade em razão da salvação dos homens.

Obs: Manifesto da verdade: Pregação da Palavra. Para isso não é necessário ter eloqüência, mas coragem.

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza, porque não sabemos orar como convém, mas o Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”. Rm 8:26.

A fundação da igreja se estabeleceu quando os apóstolos foram chamados e receberam autoridade divina para realizarem milagres e prodígios sem a presença física de Jesus.

“Seguiram os onze discípulos para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes designara”. Mt. 28:16.

“Finalmente apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado”. Mc. 16:14.

* Exemplos de atividades da igreja

1. Atuar na salvação de outros
2. Participar do processo de regeneração dos que foram salvos.
3. Ser atuante na visão do Espírito.
4. Visar o crescimento do Reino de Deus, auxiliando os necessitados.

“Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até o dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas”. At. 1:1-2.

“Então, os que aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas”. At. 2:41.

Nenhum comentário:

Postar um comentário