13 de out. de 2010

Judite


Localização na Bíblia: Após o livro apócrifo Tobias.

Data Provável de sua Publicação: 150 a.C., durante a resistência dos Macabeus ou logo após. Trata-se de uma história fictícia composta para encorajar o povo a resistir e lutar.

Resumo: O livro relata a história de uma heroína viúva e formosa que salva sua cidade enganando um general inimigo e decapitando-o. A grande heresia é a própria história onde os fins justificam os meios.

Heresias do Livro de Judite:

* Atribui o crime que pratica a Deus, sem qualquer resposta ou consentimento do Senhor

Judite ora a Deus, pedindo-lhe força para atacar o general. Todavia, não se vislumbra no texto uma única referência divina de concordância ou consentimento para esse ataque.

“Judite ficou só no seu quarto, enquanto Holofernes repousava em seu leito, bêbedo a cair. Judite havia dito à sua serva que ficasse fora, diante do quarto, vigiando. De pé ao lado do leito, movendo em silêncio os lábios, ela orou com lágrimas a Deus, dizendo: Senhor, Deus de Israel, dai-me força. Olhai agora o que vão fazer minhas mãos, a fim de que, segundo a vossa promessa, levanteis a vossa cidade de Jerusalém, e eu realize o que acreditei ser possível graças a vós. Dizendo isto, aproximou-se da coluna que estava à cabeceira do leito e tomou a espada que ali estava pendurada; desembainhou-a e, tomando os cabelos de Holofernes, disse: Senhor, dai-me força neste momento! Feriu-o duas vezes na nuca e decepou-lhe a cabeça. Desprendeu em seguida o cortinado das colunas, e rolou por terra o corpo mutilado”. Judite 12:3-10.


Logo após, Judite atribui o homicídio a Deus, dizendo:

“Louvai ao Senhor nosso Deus, disse-lhes ela, que não abandonou os que puseram nele a sua esperança, e que cumpriu pelas mãos de sua serva a sua promessa de misericórdia à casa de Israel; esta noite ele matou por minha mão o inimigo de seu povo”. Judite 13: 17-18.

Contradição com os livros canônicos: Judite planeja o ataque, adorna-se para tal, seduz Holofernes para passar a noite com ele em sua tenda e, por fim, corta a cabeça de Holofernes. Onde se acha a proeza e o exercício do poder divino? As manifestações bíblicas de Deus operando em batalhas são avalizadas por ocorrências sobrenaturais. Vejamos abaixo.

“E Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-los-ás nas minhas mãos? E disse o SENHOR a Davi: Sobe, porque certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos.Então foi Davi a Baal-Perazim; e feriu-os ali Davi, e disse: Rompeu o SENHOR a meus inimigos diante de mim, como quem rompe águas. Por isso chamou o nome daquele lugar Baal-Perazim.E deixaram ali os seus ídolos; e Davi e os seus homens os tomaram.E os filisteus tornaram a subir, e se estenderam pelo vale de Refaim.E Davi consultou ao SENHOR, o qual disse: Não subirás; mas rodeia por detrás deles, e virás a eles por defronte das amoreiras.E há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas das amoreiras, então te apressarás; porque o SENHOR saiu então diante de ti, a ferir o arraial dos filisteus. E fez Davi assim como o SENHOR lhe tinha ordenado; e feriu os filisteus desde Gibeá, até chegar a Gezer”. 2Sm 5:19-25.


“E disse o SENHOR a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou. Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram. E disse o SENHOR a Gideão: Ainda há muito povo; faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, daquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém de todo aquele, de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá. E fez descer o povo às águas. Então o SENHOR disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas. E disse o SENHOR a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei, e darei os midianitas na tua mão; portanto, todos os demais se retirem, cada um ao seu lugar”. Jz 7:2-7.

* Ensina uma atitude anti-cristã: a vingança

“Senhor, Deus de meu pai Simeão, que lhe destes a espada para se vingar dos estrangeiros que, arrastados pela paixão, violaram uma virgem, descobrindo-lhe vergonhosamente a nudez". Judite 9:2.

Contradição com os livros canônicos: Contraria o que a Bíblia diz sobre vingança:

“A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens”. Rm 12:17.

* Ensina que o simples ato de jejuar santifica

“Ela tinha feito no andar superior de sua casa um quarto reservado para si, no qual se conservava retirada com suas criadas. Trazia um cilício sobre os rins e jejuava todos os dias, exceto nos sábados, nas luas novas e nas festas do povo israelita". Judite 8:5-6.

Contradição com os livros canônicos: Em nenhuma parte da Bíblia jejuar todos os dias é sinal de santidade. Cristo jejuou 40 dias e 40 noites e depois não jejuou mais. O livro de Judite é claramente uma produção humana, uma lenda para escravizar os homens a ensinos errados e antibíblicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário