14 de out. de 2010

I Macabeus


Localização na Bíblia: Acrescentado após o livro de Salmos.

Data Provável de sua Publicação: O livro foi escrito no ano 100 a.C.

Resumo: O livro começa com a perseguição de Antíoco Epífanes (175 a.C.) e vai até a morte de Simão (134 a.C.), o último dos filhos de Matatias. Depois de uma breve introdução sobre os governos de Alexandre Magno e seus sucessores, o autor passa a mostrar como Antíoco Epífanes tenta introduzir à força os costumes gregos na Judéia. Descreve a revolta de Matatias, cuja bandeira da libertação passa primeiro a Judas Macabeu, depois a seu irmão Jônatas e por fim a Simão. Nesse período a liberdade religiosa é recuperada, o país torna-se independente por um breve período e o povo torna a gozar de paz e tranqüilidade.

Heresias do Livro de I Macabeus:
Apesar de este livro possuir grande valor histórico por causa de suas informações, não é considerado inspirado devido o período em que foi escrito (conforme vimos anteriormente, no período interbíblico, época de silêncio do nosso Deus). De qualquer modo, ele apresenta contradições histórias. Vejamos:

* Discrepâncias históricas:
1- Alexandre reparte o seu reino entre seus generais, estando ele ainda vivo, o que é contrário a História.
"[Alexandre] Convocou então os mais considerados dentre os seus cortesãos, companheiros desde sua juventude, e, ainda em vida, repartiu entre eles o império". I Macabeus 1:7.

2- Os livros de I e II Macabeus contradizem-se entre si no caso da morte de Antíoco, o fazem morrer de três maneiras diferentes.

"Entregou-lhe seu diadema, seu manto, e seu anel, com a responsabilidade de guiar seu filho Antíoco e de educá-lo para sua realeza. O rei Antíoco morreu ali no ano cento e quarenta e nove”. I Macabeus 6:15 e 16.

"Os sacerdotes expuseram o tesouro, e ele mesmo, com alguns dos seus, penetrou no recinto sagrado, enquanto eles fechavam as portas; mas, quando Antíoco entrou no interior, abriram uma porta secreta na abóbada e esmagaram o príncipe sob uma saraivada de pedras. Esquartejaram, em seguida, os corpos e degolaram as cabeças, lançando-as aos que estavam do lado de fora". II Macabeus 1:15 e 16.

“Eu sei, ademais, que os príncipes que me rodeiam e os vizinhos do meu reino estão de atalaia e espreitam os acontecimentos; por isso, já designei meu filho Antíoco para rei, a quem, em outras ocasiões, confiei e recomendei a maior parte de vós, quando partia para outras terras. A ele escrevi a carta abaixo: Rogo-vos, portanto, e peço que, em memória de meus benefícios para convosco, tanto gerais, como particulares, tenhais para com meu filho a mesma benevolência que para comigo, pois estou convencido de que ele seguirá minhas intenções e agirá convosco com moderação e humanidade. Assim esse carrasco e blasfemador pereceu miseravelmente, distante, nas montanhas, em meio àqueles sofrimentos que ele mesmo havia infligido aos outros”. II Macabeus 25-28.


FONTES CONSULTADAS:

http://www.icp.com.br/41materia2.asp
http://www.vivos.com.br
http://www.estudosgospel.com.br
http://www.bibliacatolica.com.br
http://www.presbiterianaserranegra.com.br/materia.asp?MatId=48

Nenhum comentário:

Postar um comentário