15 de out. de 2010

II Macabeus


Localização na Bíblia: Acrescentado após o apócrifo de I Macabeus.

Data Provável de sua Publicação: Escrito depois do ano 125 a.C. e antes da tomada de Jerusalém, no ano 70 a.D (abreviação de “anno Domini”, que significa "no ano do Senhor").

Resumo: Não se trata de uma continuação de I Macabeus, na realidade, este traça um relato paralelo ao primeiro, cheio de lendas e prodígios de Judas Macabeu, iniciando a narração dos acontecimentos no fim do reinado de Seleuco IV, predecessor de Antíoco IV Epifânio, acompanhando-os apenas até a derrota de Nicanor, antes da morte de Judas Macabeu. Isto não representa mais do que quinze anos e corresponde somente ao conteúdo dos capítulos I a VII do primeiro livro.

Heresias do Livro de II Macabeus:

* Orações, Culto e Missa pelos mortos

"Porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles. Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente, era esse um bom e religioso pensamento; eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas". II Macabeus 12:44-46.

Contradição com os livros canônicos: É neste texto falso, que contradiz toda a Bíblia, que a Igreja Católica Romana baseia sua falsa e herética doutrina do purgatório (detalharei os erros deste ensino em um texto separado).

O ensino do Purgatório desvia o homem da redenção exclusiva pelo sangue de Cristo. Nós só seremos salvos por meio de Jesus e não por orações que livram as almas do fogo de algum lugar inventado por homens falhos e pecadores que com tais ensinos negam o claro registro dos ensinos dos apóstolos de Cristo.

Após a morte, o destino de todos os homens é selado, uns para perdição eterna e outros para a Salvação eterna - não existe meio de mudar o destino de alguém após a morte, até porque, assim que ela morre já passa pelo juízo.

A oração pelos mortos não tem poder algum, nada podemos fazer para que um morto tenha seus pecados perdoados, somente Jesus tem o poder para nos purificar. Se a pessoa morreu sem Cristo, condenado já está.

"E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo". Hb 9:27.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. Ef. 2:8-9.

“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”. Rm. 10:9.

“Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”. 1Tm 2:5.

“Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Jo. 14:6.

“O sangue de Jesus Cristo, nos purifica de todo o pecado”. 1 Jo 1:7.


* O próprio autor não se julga inspirado

O autor afirma que foi ele quem procurou resumir os acontecimentos e pede desculpas se o que colocou foi apontado de maneira imperfeita, justificando que não pôde fazer melhor.

"Se ela está felizmente concebida e ordenada, era este o meu desejo; se ela está imperfeita e medíocre, é que não pude fazer melhor. Assim como é nocivo beber somente o vinho ou somente a água, mas agradável e verdadeiramente proveitoso beber a água e o vinho misturados, assim também a disposição agradável do relato é o que causa prazer aos ouvidos do leitor. Aqui, pois, termino". II Macabeus 15: 38-39.

“Para nós que empreendemos este trabalho de resumir, não é coisa fácil, mas uma questão de suores e vigílias. No entanto, como aquele que prepara um festim, procurando satisfazer aos outros, assume uma tarefa penosa, assim nós, de boa vontade, tomamos a nós este trabalho, para obter a gratidão de muitos. E deixando para o autor o cuidado de tratar cada assunto em seus detalhes, nós nos esforçamos em expô-los com auxílio de fórmulas resumidas". II Macabeus 2:25-28.

Isso mostra claramente que o livro não foi inspirado por Deus e mostrado ao homem para que ele escrevesse, como foi feito nos livros canônicos. Em 2Pe 2:21 vemos que as escrituras foram faladas por homens movidos pelo Espírito Santo, sendo que eles mesmos reconheciam que a palavra vinha direto do próprio Deus.

“Porque nunca, jamais, qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo”.

FONTES CONSULTADAS:

http://www.icp.com.br/41materia2.asp
http://www.vivos.com.br
http://www.estudosgospel.com.br
http://www.bibliacatolica.com.br
http://www.presbiterianaserranegra.com.br/materia.asp?MatId=48
Apostila Livros Apócrifos do site Discipulados sem fronteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário