18 de out. de 2010

Eclesiástico


Localização na Bíblia: Após o livro apócrifo Sabedoria.

Data Provável de sua Publicação: 180 a.C. Seu autor foi Jesus, filho de Sirach de Jerusalém, sendo que a tradução para o grego foi feita por seu neto, no Egito, em 28 a.C.

Resumo: O grande assunto da obra é a sabedoria. Há lugares que fazem lembrar os livros de Provérbios, Eclesiastes e porções do livro de Jó, das escrituras canônicas, e do livro apócrifo, Sabedoria de Salomão.

Heresias do Livro de Eclesiástico:

* Ensina que esmolas limpam os pecados

"A água apaga o fogo ardente, a esmola enfrenta o pecado". Eclesiástico 3:33.

Contradição com os livros canônicos: Este é o primeiro ensino de Satanás e se encontra basicamente em todas as seitas heréticas. A salvação por obras destrói todo o valor da obra vicária de Cristo em favor do pecador. Se caridade e boas obras limpam nossos pecados, nós não precisamos do sangue de Cristo. Porém, a Bíblia não deixa dúvidas quanto o valor exclusivo do sangue como único meio de remissão e perdão. Confira:

"Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus". Rm. 3: 20-24.

"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais. Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado". 1 Pe. 1: 18-19.


* Ensina o perdão dos pecados através das orações

"Aquele que ama a Deus o roga pelos seus pecados, acautela-se para não cometê-los no porvir. Ele é ouvido em sua prece cotidiana". Eclesiástico 3:4.

Contradição com os livros canônicos: O perdão dos pecados não está baseado na oração que se faz pedindo o perdão, não é fé na oração, e sim fé naquele que perdoa o pecado.

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo". 1 Jo 2:1-2.


* Ensina a crueldade e o egoísmo

“Faze o bem ao homem humilde, e nada dês ao ímpio; impede que se lhe dê pão, para não suceder que ele se torne mais poderoso do que tu". Eclesiástico 12:6.

Contradição com os livros canônicos: Contraria o que a Bíblia diz sobre crueldade e o egoísmo:

"Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber. Porque assim lhe amontoarás brasas sobre a cabeça; e o SENHOR to retribuirá". Pv 25:21-22.

"Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça". Rm 12:20.


* Incentiva o ódio aos samaritanos

"Há dois povos que minha alma abomina, e o terceiro, que aborreço, nem sequer é um povo: aqueles que vivem no monte Seir, os filisteus, e o povo insensato que habita em Siquém”. Eclesiástico 50:27-28.


* Ensina o trato cruel aos escravos

"O escravo só trabalha quando corrigido, e só aspira ao repouso; afrouxa-lhe a mão, e ele buscará a liberdade". Eclesiástico 33:26.

"Não te envergonhes de usar uma balança fiel e de peso certo, de adquirir pouco ou muito, de não fazer diferença na venda e com os mercadores, de corrigir freqüentemente os teus filhos, de golpear até sangrar as costas de um escravo ruim". Eclesiástico 42:4-5.



FONTES CONSULTADAS:

http://www.icp.com.br/41materia2.asp
http://www.vivos.com.br
http://www.estudosgospel.com.br
http://www.bibliacatolica.com.br
http://www.presbiterianaserranegra.com.br/materia.asp?MatId=48
http://www.combetel.com/2007/noticias.php?id=83
Apostila Livros Apócrifos do site Discipulados sem fronteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário