15 de out. de 2010

Sabedoria de Salomão


Localização na Bíblia: Acrescentado após o livro Cântico dos Cânticos.

Data Provável de sua Publicação: 40 a.D. O autor escreve em nome de Salomão, porém estudos indicam que foi escrito por um judeu de Alexandria. Ele diz que foi escolhido por Deus para rei do seu povo, e foi por ele dirigido a construir um templo e um altar, sendo o templo feito conforme o modelo do tabernáculo. Era homem genial e piedoso, caracterizando-se pela sua crença na imortalidade. Viveu entre 150 e 50 ou 120 e 80, a.C.

Resumo: Este livro é um tratado de ética, recomendando a sabedoria e a retidão, e condenando a iniqüidade e a idolatria. As passagens salientam o pecado e a loucura da adoração das imagens.

É digno de nota que o autor deste livro, referindo-se a incidentes históricos para ilustrar a sua doutrina, limita-se aos fatos recordados no Pentateuco.

Os escritos desse livro nunca foram formalmente citados ou referência a escritores do Novo Testamento, mas tanto a linguagem como as correntes de pensamento do livro encontram paralelos no NT. Como por exemplo:

Semelhanças entre os livros:

Sabedoria - Efésios

- "Tomará por couraça a justiça, e por capacete a integridade no julgamento. Ele se cobrirá com a santidade, como com um impenetrável escudo, afiará o gume de sua ira para lhe servir de espada, e o mundo se reunirá a ele na luta contra os insensatos”. Sabedoria 5:18-20.

- "Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”. Ef 6.14-17.

Sabedoria – Salmos e Isaías

- "Um carpinteiro, por exemplo, serra uma árvore fácil de manejar. Depois tira-lhe cuidadosamente toda a casca, trabalha a madeira com habilidade e fabrica um móvel, útil para as necessidades da vida (...). Das sobras de tudo, que não servem para nada, madeira retorcida e cheia de nós, vai-a esculpindo nos momentos de lazer. Para se distrair, modela a madeira com arte, e dá-lhe a forma de um homem, ou então o aspecto de algum animal desprezível. Depois pinta o ídolo de vermelho e cobre de massa todos os seus defeitos (...). Toma esses cuidados para que não caia, sabendo que o ídolo não pode cuidar de si mesmo: é apenas uma imagem, e precisa de ajuda (...). Entretanto, logo em seguida dirige-lhe orações pelos seus bens, casamento e filhos, sem se envergonhar de falar com uma coisa sem vida. Para a saúde, invoca o que é frágil (...). Para os seus negócios, trabalhos e sucesso nos empreendimentos, pede forças a quem não tem força nenhuma nas mãos”. Sabedoria 13:11-19.

- “Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem, têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles”. Sl 135:15-18.

- "O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata. O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover. Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra? (...). A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo". Is. 40:19-25.


Heresias do Livro de Sabedoria:

* Ensina a existência de um lugar chamado Purgatório
Este é o ensino herético e financeiramente conveniente para a Igreja de que o homem, mesmo morrendo perdido, pode ter uma segunda chance de salvação. A Igreja Católica baseia a doutrina do purgatório na última parte deste texto.

Eles ensinam que o tormento em que o justo está, é o purgatório que o purifica para entrar na imortalidade, o que acaba sendo uma deturpação do próprio texto do livro apócrifo.

“As almas dos justos, pelo contrário, estão nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá. Aos olhos dos insensatos pareciam ter morrido, e o seu fim foi considerado uma desgraça. Os insensatos pensavam que a morte dos justos fosse um aniquilamento, mas agora estão em paz. As pessoas pensavam que os justos estavam a cumprir uma pena, mas esperavam a imortalidade”. Sabedoria 3:1-4.

Contradição com os livros canônicos: Textos da Bíblia que mostram a impossibilidade do purgatório.

"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado". 1 Jo 1:7.

"E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão". Hb 9:22.

"E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso". Lc 23:42-43.

"Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo". I Co 15:55-57.

"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor"
. I Ts 4:12-17.

"E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem". Ap 14:13.

"E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu". Ec 12:7.

"Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre)". Sl 49:7-8.


* Defesa a Imaculada Conceição

A igreja Católica tenta defender a Imaculada Conceição baseando-se em uma deturpação dos apócrifos.

"Decidi, portanto, tomá-la por companheira da minha vida, sabendo que ela será boa conselheira e me trará conforto nas preocupações e no sofrimento. Por causa dela, serei elogiado pelas assembleias e, ainda jovem, os anciãos me honrarão. No julgamento, terei agudeza e serei admirado pelos poderosos. Se me calar ficarão na expectativa; se falar, prestar-me-ão atenção; se prolongar o discurso, todos colocarão a mão na boca. Por meio dela alcançarei a imortalidade, e deixarei aos meus sucessores uma lembrança eterna. Governarei os povos e dominarei as nações. Tiranos terríveis ficarão assustados quando me ouvirem, mas serei bom para o povo e corajoso no momento da guerra. Ao voltar para casa, repousarei ao lado dela, porque a sua companhia não provoca amargura, e a convivência com ela não traz nenhuma dor, mas contentamento e alegria. Refleti sobre estas coisas e meditei no meu íntimo: a imortalidade está na união com a sabedoria, e na sua amizade existe alegria perfeita; na obra das suas mãos existe uma riqueza inesgotável, na relação assídua com ela adquire-se a prudência, e na comunicação das suas sentenças encontra-se a fama. Assim sendo, eu ia por toda a parte procurando o modo de a conquistar para mim. Eu era um jovem de boas qualidades e tive a sorte de ter uma boa alma, ou melhor, sendo bom, entrei num corpo sem mancha”. Sabedoria 8:9-20.

Contradizendo:

"Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus". Lc. 1:30-35.

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Rm 3:23.

"Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe". Sl 51:5.


* O corpo como prisão da alma

“Porque um corpo corruptível torna pesada a alma, e a morada terrestre oprime a mente pensativa”. Sabedoria 9:15.


* Doutrina estranha sobre a origem e o destino da alma

"Eu era um jovem de boas qualidades e tive a sorte de ter uma boa alma, ou melhor, sendo bom, entrei num corpo sem mancha". Sabedoria 8:19-20.


* Salvação pela sabedoria

“Somente assim foram endireitados todos os caminhos de quem vive sobre a Terra. Somente assim os homens aprenderam aquilo que Te agrada. Eles foram salvos por meio da sabedoria”. Sabedoria 9:18.


FONTES CONSULTADAS:

http://www.icp.com.br/41materia2.asp
http://www.vivos.com.br
http://www.estudosgospel.com.br
http://www.bibliacatolica.com.br
http://www.presbiterianaserranegra.com.br/materia.asp?MatId=48
Apostila Livros Apócrifos do site Discipulados sem fronteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário