27 de out. de 2010

Ética Cristã no culto a Deus

Curso Teológico para Capacitação de Obreiros
Disciplina: Ética Cristã


A Ética Cristã no culto a Deus

Quando vamos à igreja e paramos para observar o culto que prestamos ao Senhor, nos damos conta de que, infelizmente, muitas vezes temos feito a obra de Deus de maneira tão mecânica que não conseguimos enxergar os princípios éticos que temos quebrado dentro do templo do nosso Criador.

Desde o Antigo Testamento observamos a reverência que nossos irmãos na fé tinham em relação à obra de Deus, e parece que atualmente estamos mudando certos costumes que não deveriam ser alterados.
O AT foi marcado por uma adoração através de sacrifícios, vejamos:

"Então oferecereis ao SENHOR por holocausto, em cheiro suave, dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano". Nm. 28:27.

Quando Jesus cumpriu na cruz esse sistema, retirou a necessidade de derramamento de sangue como parte do culto cristão. Através da Ceia do Senhor a igreja passou a comemorar continuamente o sacrifício de Cristo e sua função passou a ser o oferecimento à Deus de sacrifícios de louvor, que significa a confissão do nome de Jesus e o oferecimento de nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.

"Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome". Hb.13:15.

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional". Rm. 12:1.

Devemos nos atentar que qualquer trabalho realizado na igreja deve ser feito com rigor, respeito, comprometimento, sabedoria e amor, ou seja, devemos prestar um culto, realmente, de louvor e adoração, sendo esta adoração em espírito e em verdade.


* O que é adorar em espírito e em verdade?

É a adoração feita com todo o intelecto (entendimento) e o coração (sentimento). Nada consegue desviar o foco do adorador. O verdadeiro adorador reconhece a soberania de Deus sobre o universo, o governo moral e a força de seus decretos.

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade". Jo 4:23-24.


* Etimologia das palavras adoração e reverência

Em hebraico temos a palavra “sãhá”; e, em grego, “proskyneo”. Ambos os termos enfatizam o ato de prostração e reverência.

* A liturgia

A palavra liturgia vem do grego “λειτουργία, e significa "serviço" ou "trabalho público". Trata da representação simbólica da vida cotidiana do crente em comunhão com sua igreja.

A adoração não precisa estar associada necessariamente à liturgia. Os Judeus do tempo de Isaías não sabiam fazer tal distinção, por isso foram repreendidos com severidade.

“De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? Diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e de gordura de animais cevados, e não me agrado do sangue de novilhos, nem de carneiro, nem de bode”. Is. 1:11.

A verdadeira adoração está associada ao amor que devotamos ao Senhor. é um ato permanente na vida do filho de Deus; não pode ser sob hipótese alguma, uma atitude episódica. Em tudo que fizermos deve ser ressaltada nossa atitude de adoração. Até as nossas atividades materiais têm de mostrar ao mundo que somos uma comunidades de adoradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário