3 de fev. de 2011

Como lidar com as fraquezas dos temperamentos

Tipos de Temperamentos e suas características:

Sanguíneo:

Pontos Positivos – Exuberante, cordial, eufórico, receptivo, impressionável, divertido, contagiante, eletrizante. Pontos Negativos - Descontrolado, impaciente, nervoso, perde o controle de si, quer mudar tudo e não gosta de responsabilidade, não tem controle de seu salário.

Personagem Bíblico com essas características: Pedro possuía esse temperamento. Ele exibia calor em suas emoções. Ninguém foi tão falante, vibrante e decisivo como ele.Amava ao Senhor intensamente e era companheiros para todas as horas. Demonstrava publicamente suas emoções para com o Senhor. Era desinibido, entusiasmado e cheio do Espírito Santo.

Necessidades Espirituais: Autocontrole, paciência, fé, paz, bondade

Colérico:

Pontos Positivos – Vivaz, ativo, prático, voluntarioso, decidido, facilidade em tomar decisões, ama as atividades, firme, insistente. Pontos Negativos – Insensibilidade com os outros, ira, impetuosidade, auto-suficiência, vingativo, entristece o Espírito Santo com sua amargura e rancor.

Personagem Bíblico com essas características: Paulo possuía esse temperamento, mas foi o melhor exemplo de transformação pelo Espírito Santo. Podemos observar isso nas páginas de Atos.

Necessidades Espirituais: Amor, paz, bondade, paciência, humildade, benevolência

Melancólico

Pontos Positivos – Possui mente privilegiada, tremenda capacidade de experimentar toda gama de emoções, perceptivo, analítico, amigo fiel. Pontos Negativos – Se entrega a pensamentos negativos, egocêntrico, tudo o atinge, desconfiado, pessimista, inseguro, temeroso.

Personagem Bíblico com essas características: Moisés não possuía confiança em si, era tímido, não conseguia falar com Faraó. Deus o aprimorou.

Necessidades Espirituais: Amor, alegria, paz, bondade, fé, autocontrole.

Fleumático

Pontos Positivos – Criterioso, calmo, bem equilibrado, perturba-se pouco, ótima memória, eficiente. Pontos Negativos – Moroso, indolente, faz o mínimo necessário, não tem iniciativa, egoísta, rejeita mudanças.

Personagem Bíblico com essas características: Todas as qualidades do fleumático estavam presentes na vida do fiel Abraão. Ele era pacífico, prático e bem humorado, calmo e eficiente, cumpridor de seus deveres, conservador em seus princípios. Deus o provou em todas as suas promessas, mas ele permaneceu firme na fé. Da mesma maneira, ele apresentava também os defeitos desse tipo de temperamento e foi liberto da incredulidade, do medo e foi fortalecido na fé.

Necessidades Espirituais: Amor, bondade, docilidade, temperança, fé.

Como trabalhar os pontos fracos do Temperamentos

Os pontos fracos do seu temperamento só serão mudados e transformados com a ação do Espírito Santo em sua vida. O obreiro tem a obrigação de ser cheio do Espírito Santo (Gl. 5:22). Não é possuir os dons espirituais, mas os frutos do Espírito Santo. Ter um canal de ligação com Deus.

Maturidade Espiritual

Temperamento requer mudança, mas a mudança que vem de Deus. Ele deve ser trabalhado por meio de um contato com Deus. Nascemos com o material bruto do temperamento, à medida que o Espírito Santo trabalha fica mais difícil identificar o temperamento básico, isso acontece quando há um amadurecimento espiritual de cada um.

Devemos pedir ao Espírito Santo que Ele nos transforme, muitas vezes até com choro, porque após o pranto vem a consolação dEle. Muitas pessoas dão cabo de suas vidas, porque nos momentos desesperadores não possuem a consolação do Espírito Santo.

Obs: Ética ministerial é pregar o que se vive.

Frutos do Espírito: Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário