13 de set. de 2011

Como identificar uma seita?

CURSO TEOLÓGICO QUADRANGULAR - 3º SEMESTRE
3ª Aula – Apologética
Ministrada por: Diácono Paulo
Data: 04.09.2011 (Continuação)

1º Negam a inspiração e autoridade Divina da Bíblia e adicionam ou possuem outros escritos sagrados.


Resposta:

- A Bíblia é fiel e digna de toda aceitação (ITm 4.9).
"Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação". 1 Timóteo 4:9.

- Toda a Bíblia é Inspirada Pelo Espírito Santo (IITm 3.16).
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça".

- A Bíblia condena os que acrescentam algo a ela (Ap 22.18-19).
"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro".


2º Negam a Doutrina da Trindade, ou subtrai algo da vida de Jesus para negarem sua Divindade.

Resposta:

- Há um só Deus (Dt 6.4, Is 43.10).
"Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR". Dt. 6:4.

"Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá". Is. 43:10.

- Esse Único Deus é uma pluralidade de pessoas (Gn 1.26, Gn 3.22, Is 6.8).
"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra". Gn. 1:26.


"Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente". Gn. 3:22.


"Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim". Is. 6:8.

- Há 3 Pessoas chamadas de Deus e Eternas por natureza:

O Pai (2Pe 1.17)
"Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido".

O Filho (Jo 1.1)
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus". João 1:1.

O Espírito Santo (At 5.3-4)
"Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus".

Comentário: Trindade: tente explicá-la e perderá a cabeça. Tente negá-la e perderá a alma”.


3º A Salvação é sempre por mérito pessoal (obras).

Respostas:

- A salvação é pela graça mediante a fé (Ef 2.8-9).
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie".

- Crer e confessar a Cristo. (Rm 10.9-10).
"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação".

- Confessando que somos pecadores (IJo 1.9).
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça".


4º O líder sempre recebe uma “revelação divina” (que dizem ser divina):

Respostas:

- Através de escritos ou anjos (Gl 1.8).
"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema".

- Essa revelação geralmente é apocalíptica ou de “restauração da igreja” (ITm 4.1-2).
"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência".

- Geralmente esse líder é carismático e muito querido de seus adeptos.

- Geralmente é um falso profeta (Dt 18.20-22).
"Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele".


Fonte de pesquisas:
Bíblia de estudo Apologética ICP.
Bíblia de estudo Pentecostal CPAD.
Sites www.cacp.org.br, www.chamada.com.br.
Declaração de Fé da Igreja do Evangelho Quadrangular.
Constituição Brasileira.

Indicação:
www.icp.com.br
www.agir.com.br
www.creiabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário