8 de abr. de 2012

As marcas de Deus na vida do homem

“Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevalecestes”. Gn. 32.28.

Por Elaine Lisbôa
Referência: Gênesis 32.22-32

Jacó foi um homem que imaginou poder ter a benção de Deus, mas sem precisar viver em santidade de vida. Tinha fé, fazia cultos, mas trazia problemas sérios de comportamento. Sua história foi permeada de trapaça, mentira, humilhação e fuga.

Em meio a esta vida inconstante, onde confessava a religião de seus pais, mas não vivia da maneira como Deus queria, passou por uma crise existencial decisiva em Peniel, onde precisou enfrentar seu passado (a inimizade com seu irmão Esaú) e ficar só (passar adiante de si tudo o que lhe pertencia) para ter um encontro transformador com o Senhor. Isso exigiu uma luta, um duelo decisivo entre sua humanidade pecaminosa e a santidade de Deus.

Da mesma maneira hoje, todos nós precisamos ficar a sós com o Senhor em determinados momentos, mas em cada um desses encontros seremos marcados por Deus de algum modo.

Quando passou por essa experiência com Deus, Jacó deu o nome de Peniel ao local que identificava o que havia acontecido com ele: “Tenho visto a Deus face a face” (vs. 30), e Deus o marcou de, pelo menos, quatro maneiras:


1. Marca da mudança de nome: “Não te chamarás mais Jacó, mas Israel” (vs. 28);

2. Marca da mudança de sua aparência: “... e manquejava da sua coxa” (vs. 31);

3. Marca da mudança espiritual: “Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva” (vs. 30);

4. Marca da mudança de atitude e conduta: “Não te deixarei ir, se não me abençoares” (vs. 26).


Depois dessa luta, Jacó nunca mais foi o mesmo. E você? Onde estão as marcas da sua intimidade com Deus? Infelizmente, as marcas que os cristãos estão tendo não são as de Deus, mas as do mundo! Busque ao Senhor assim como Jacó fez, mas para isso é necessário:


1. Se desprender das situações. Jacó se desprendeu de tudo para ter seu momento com Deus. Quantas coisas te prendem? Talvez horário, circunstâncias, dinheiro, cônjuges... Busque primeiro o Reino de Deus!

2. Ficar a sós com Deus. Quantas vezes Moisés ficou sozinho para se relacionar com Deus! Da mesma maneira, busque momentos de intimidade com Jesus.

3. Lute muito. As pequenas coisas deste mundo não podem te prender. Lute para buscar o teu propósito com Deus. Quantas vezes você desistiu antes do tempo? Jacó lutou a noite inteira pra ter a benção. Ultrapasse barreiras para ter uma vida de oração.

4. Não largue o Senhor. Se sentir a falta de algo, peça a Deus, que Ele é poderoso para te dar, mas queira ter as marcas dessa intimidade em sua vida. O rosto de Moisés brilhava após falar com Deus. O que tem mostrado ao mundo que você é um servo de Cristo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário