27 de dez. de 2014

Herde a terra


DISCIPULADO
Livro: O sermão do monte
4ª Aula - Mateus 5:5-7
Conteúdo produzido por Lurdes Nascimento

Já estudamos a primeira e a segunda bem-aventuranças e agora trataremos da terceira, que diz: “Felizes os mansos, porque herdarão a terra”. São palavras surpreendentes estas do Senhor Jesus. Será que os mansos podem herdar a terra? Não são os poderosos e valentes deste mundo que têm condições de herdar a terra e possuir muitas riquezas?


O pensamento do mundo é que os valentes e poderosos são as pessoas felizes, pois possuem muitas riquezas, mas para Jesus felizes são os mansos, pois estes herdarão a terra. Como cristãos não devemos seguir o pensamento do mundo, mas o pensamento de Cristo. Ele não está falando palavras vazias e sem sentido, mas palavras de grande valor e importância para os filhos de Deus. Cabe a nós permanecer atentos ao seu ensino e aplicar em nossas vidas o que Ele tem para nos ensinar.

Nas bem-aventuranças, Jesus ensina acerca das atitudes cristãs, que devem caracterizar a vida dos filhos de Deus. Essas atitudes, embora diferentes, estão ligadas umas às outras. Aqueles que descobrem sua miséria e pecados (humildade de espírito) são, consequentemente, levados ao choro por causa dos seus pecados (tristeza por causa do pecado), a partir daí, passam a cultivar e manifestar em suas vidas uma atitude de mansidão diante de Deus e dos homens.

Humildade de espírito e tristeza pelo pecado são atitudes que exclusivamente expressam o nosso relacionamento com Deus. Ser manso, por sua vez, manifesta o nosso relacionamento com Deus e, ao mesmo tempo, é também uma atitude direcionada ao nosso próximo.

1. O significado de ser manso

O que significa ser manso conforme o ensino de Jesus? A que tipo de atitude Ele se refere na terceira bem-aventurança? Segundo certo dicionário da língua portuguesa, a palavra “manso” é um adjetivo que indica aquelas pessoas que são calmas, dóceis, gentis e tranquilas em sua maneira de falar e agir. Porém, Jesus não está falando exatamente desse tipo de mansidão. Ser manso, conforme o ensino de Cristo, não é possuir um temperamento calmo ou tranquilo. Há pessoas que são calmas por natureza, mas não é a respeito delas que Jesus se refere na terceira bem-aventurança.

Ser manso também não significa ter falta de firmeza no caráter. Existem pessoas que chegam, até mesmo, a abrir mão de suas convicções para não criar problemas ou conflitos com outras pessoas. Ter um caráter frágil não significa ser manso. Ser manso não é o mesmo que ser pobre. Nem todos os pobres reconhecem a sua dependência de Deus e confiam nEle.

O Antigo Testamento ensina que Deus é a favor dos pobres que, em meio à opressão depositam a confiança nEle.

“O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito.
A nenhuma viúva nem órfão afligireis. Se de algum modo os afligires, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor. E a minha ira se acenderá, e vos matarei à espada; e vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos órfãos". Êxodo 22:21-24.

"Não roubes ao pobre, porque é pobre, nem atropeles na porta o aflito". Provérbios 22:22.

O que, então, significa ser manso conforme o ensino de Jesus? Ser manso é uma atitude de plena confiança em Deus por parte do crente em meio às injustiças e opressões que sofre nas mãos dos ímpios. Esse conceito de ser manso está baseado em Salmos 37.

"Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra". Salmos 37:7-9.

Jesus baseou sua terceira bem-aventurança neste salmo. Na verdade, grande parte do ensino e da pregação de Jesus faz referência ao Antigo Testamento. Especialmente nas bem-aventuranças, bem como em todo o sermão do monte. O Senhor não apenas cita textos do AT, mas também lhes dá uma explicação ampla e correta, ao contrário dos doutores da lei de sua época que, além de ter uma visão distorcida, ainda acrescentavam suas regras e tradições.

O Salmo 37 nos ensina que, ao invés de ficarmos indignados ou cheios de inveja com a prosperidade dos ímpios, nós, como filhos de Deus, devemos esperar e confiar nEle em meio às opressões e injustiças que sofremos.

Esse salmos nos revela o grande contraste que há entre os que confiam no Senhor e os que não se importam com Ele. Os que confiam em Deus são: mansos (vs. 11), justos (vs. 12, 16, 17 e 29), homem bom (vs. 23), íntegros (vs. 18), homem de paz (vs. 37). Estes desfrutam dos cuidados do Senhor, que os sustentam em Seu poder e lhes dá a terra como herança (9b, 11, 17b, 28, 39 e 40).

Por outro lado, os que não confiam no Senhor são descritos como: malfeitores (vs. 1), iníquos (vs. 1), ímpios (vs. 10, 12 e 14), inimigos do Senhor (vs. 20) e perversos (vs. 32). Estes colherão o fruto de seus atos perversos. Eles murcharão como a erva verde e se desfarão em fumaça (vs. 2 e 20), pois se encontram sob a maldição de Deus (vs. 22, 9 e 28b).

2. A felicidade dos mansos: promessa da herdar a terra

Será que vale a pena ser manso? Vale a pena confiar em Deus em meio a toda opressão e injustiça que sofremos? É feliz aquele que vive para Deus? O Senhor conhece muito bem a nossa vida. Ele sabe de todos os nossos sofrimentos. Nossa alegria e consolo é que Ele não desampara os seus santos, mas os preserva para sempre (vs. 28). Ele é a nossa fortaleza no dia da tribulação (vs. 39). Ele sustém, protege, ajuda e livra os mansos que nEle buscam refúgio (vs. 40).

Além de tudo isso, o Senhor promete aos mansos a terra como herança. Se você se atentar bem para o Salmo 37, perceberá que a promessa da terra como herança para os mansos se repete por diversas vezes (vs. 9b, 18b, 22, 27, 29 e 34). Davi enfatiza isso para mostrar o quanto Deus é gracioso para com aqueles que nEle confiam e ainda para nos encorajar a depositar toda a confiança neste Deus, cheio de graça, que cuida de nós e nos faz herdeiros da terra.

A herança da terra para os mansos é tanto presente quanto futura. Em Cristo já somos herdeiros do seu reino. A primeira bem-aventurança nos ensina isso.

"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus". Mateus 5:3.

A herança da terra é um aspecto do reino de Deus, que é tanto presente quanto futura, por isso, podemos dizer que, em certo sentido, nós já herdamos a terra. Aqueles que buscam o reino de Deus em primeiro lugar e confiam em Deus são felizes nesta terra, porque já desfrutam das bênçãos de Deus.

Deus lhes concede tudo o que precisam, tanto para o corpo, quanto para a alma. Ele vive na terra consciente de que a terra e tudo o que nela existe pertence a Deus e já lhes é dada por herança. Eles podem até não ter muitas propriedades materiais (casas, terras, propriedades...), mas têm o mais importante: Deus.

O Senhor é a sua herança. O Criador é dono do céu e da terra e também é nosso dono. Portanto, tudo o que eles têm (família, trabalho, bens) encontram-se debaixo da bênção divina. O pouco deles é mais valioso do que a abundância  dos ímpios (Sl. 37:16). A vida deles é vivida com prazer e proveito. Desfrutam dessa terra sabendo que tudo já lhe pertence pela graça de Deus.

Os ímpios, porém, não são abençoados, pois não desfrutam da benção de Deus, Eles podem até possuir muitas riquezas materiais, mas se não têm Deus e não confiam nEle, são infelizes e miseráveis, pois nada têm e estão perdidos. “Para os perversos, todavia, não há paz, diz o Senhor (Is. 48:22). Eles não são herdeiros da terra e nem jamais serão.

Herdar a terra significa receber de graça o que Deus, generosamente, nos tem concedido. A herança da terra não é recebida por nosso mérito, nem, tampouco, é conquistada por nossa própria força, mas é uma dádiva graciosa de Deus aos mansos que nele confiam. O Senhor concedeu a Israel, conforme a promessa feita a Abraão, a terra de Canaã. Através do seu servo Josué, o Senhor fez o seu povo herdar e possuir a terra prometida. Isso com base na graça de Deus, conforme lemos em Js. 24:13. O Senhor cumpriu a sua promessa feita a Israel. Cristo prometeu que os mansos herdarão a terra. Sua promessa é fiel e verdadeira. Devemos crer nessa promessa e descansar nela.

A terra que já pertence aos mansos será plenamente herdada e possuída quando Cristo voltar. O Senhor voltará em glória para redimir a terra do poder do pecado e restaurá-la por completo a fim de habitar nela eternamente com o seu povo. O céu e a terra no qual vivemos hão de passar e darão lugar ao novo céu e a nova terra que serão estabelecidos por Cristo.

O Cristo Glorificado, por Seu poder, redimirá do cativeiro da corrupção toda a criação que agora geme e suporta angústias por causa do pecado, mas tudo isso passará. Um universo totalmente transformado será a herança e a habitação eterna dos filhos de Deus.

Aqueles que depositaram a sua confiança em Deus em meio às opressões e injustiças do tempo presente serão realmente felizes. Tudo coopera para o bem deles. Sua felicidade está em desfrutar das bênçãos e do cuidado de Deus já nesta terra e também de terem a certeza de que serão plenamente abençoados por Deus na glória porvir, quando se tornarão, pela graça de Deus, herdeiros do novo céu e da nova terra, nos quais habitarão e reinarão com Cristo sobre todas as criaturas, por toda a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário