13 de mai. de 2012

9º Dia: 1º Propósito - Você foi planejado para agradar a Deus

Discipulado “Uma Vida com Propósitos” 
9º Dia – 1º Propósito: Você foi planejado para agradar a Deus 
Data: 28 de Abril de 2012 
Local: Rua Basílio Machado, 123 – Jardim Tupã. 

"Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas”. Apocalipse 4:11. 

Como já havíamos comentado em uma aula anterior, o nosso Deus nunca precisou criar o homem. Ele recebe glórias dos anjos, arcanjos e querubins, é contemplado e adorado, ouve os louvores dos seres angelicais (o que, sem dúvida alguma, não se comparam nem com o melhor coral que temos neste mundo!). Existe amor completo na Trindade, mas mesmo assim o Senhor escolheu criar o homem para que este o proporcionasse prazer e alegria.

Sendo assim o primeiro propósito de nossas vidas é dar satisfação ao Senhor e viver para o prazer dEle! Todos nós somos extremamente importantes para Deus e Ele quer que passemos a eternidade ao lado Seu lado. Desde a criação do mundo já estávamos predestinados a sermos feitos Filhos de Deus, por meio de Jesus!

"E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade. Para louvor e glória da sua graça”. Efésios 1:5-6b.

A Bíblia nos mostra lá em Gênesis que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Ele nos criou com cinco sentidos e emoções para que pudéssemos experimentar as sensações e sentir prazer. Da mesma maneira o nosso Deus possui sentimentos intensos. Ele ama, sente prazer, exulta, desfruta e até mesmo ri.

Deus sofre: “Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem e pesou-lhe em seu coração”. Gênesis 6:6

Fica enciumado: “Não te encurvarás a elas [imagens de escultura] nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso”. Êxodo 20:5a.

Encolerizado: “Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e disse: Porque este povo transgrediu a minha aliança”. Juízes 2:20a.

Sente compaixão: “Porque o Senhor fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos”. Deuteronômio 32:36.

Ama: “Porque o Senhor ama a Israel para sempre, por isso te estabeleceu rei [Davi], para fazeres juízo e justiça”. 1 Reis 10:9b.

Dar prazer a Deus se chama Adorar 

Qualquer atitude que agrade a Deus é um ato de adoração. Todos os homens foram criados com o impulso de adoração, mas quando não conseguimos adorar a Deus, achamos um substituto, que pode ser as riquezas, os prazeres, a violência, e até nós mesmos. Adoração é um estilo de vida. Se você, assim como eu, escolheu viver para adorar a Deus, o único que é digno de recebê-la, sua vida deve ser focada nisso.

O que as igrejas precisam entender é que a adoração não é somente os momentos em que estamos no culto, mas em tudo o que fizermos procurarmos agradar ao Senhor. Seja trabalhando, estudando, ajudando os pais nos afazeres, como dentro da Casa do Senhor, servindo e louvando!

Adoração é muito mais do que música. Portanto, é errado dizer que certos hinos são de adoração. Todos os hinos que buscam agradar ao Senhor são de adoração, porque não é o louvor uma adoração, mas o adorador é quem está louvando.

Adoração não é para benefício próprio. Nós adoramos ao Senhor não para nos satisfazermos, mas para agradarmos a Deus. Não somos nós quem devemos nos sentir bem no culto, quem escolhemos os estilos de música que nos agradam, mas Deus deve se satisfazer com os momentos do culto!

Adoração é a sua vida. Cada atividade pode ser transformada em um ato de adoração, quando realizada para louvar, glorificar e agradar a Deus. Fazemos tudo para a glória de Deus quando fazemos tudo como se estivéssemos fazendo para Jesus e mantendo uma conversa contínua com Ele durante a atividade. O trabalho torna-se adoração quando você dedica a Deus e o realiza consciente de Sua presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário